(FGV) As linhas de metrô são construídas tanto sob o solo quanto sobre este. Pensando nas variações de temperatura máxima no verão e mínima
no inverno, ambas na parte de cima do solo, os projetistas devem deixar folgas de dilatação entre os trilhos, feitos de aço de coeficiente de dilatação linear 1,5.10-5 oC-1. Em determinada cidade britânica, a temperatura máxima costuma ser de 104oF e a mínima de – 4 oF. Se
cada trilho mede 50,0 m nos dias mais frios, quando é feita sua instalação, a folga mínima que se deve deixar entre dois trilhos consecutivos, para que eles não se sobreponham nos dias mais quentes, deve ser, em centímetros, de
(A) 1,5.
(B) 2,0.
(C) 3,0.
(D) 4,5.
(E) 6,0.
no inverno, ambas na parte de cima do solo, os projetistas devem deixar folgas de dilatação entre os trilhos, feitos de aço de coeficiente de dilatação linear 1,5.10-5 oC-1. Em determinada cidade britânica, a temperatura máxima costuma ser de 104oF e a mínima de – 4 oF. Se
cada trilho mede 50,0 m nos dias mais frios, quando é feita sua instalação, a folga mínima que se deve deixar entre dois trilhos consecutivos, para que eles não se sobreponham nos dias mais quentes, deve ser, em centímetros, de
(A) 1,5.
(B) 2,0.
(C) 3,0.
(D) 4,5.
(E) 6,0.