Login



Esqueceu a senha?
Registrar-se

ANÚCIOS

    (UFMG) Sob pressão do cartel de produtores de petróleo, a OPEP, o preço do produto

    Matheus 23
    Matheus 23
    Graduado
    Graduado

    Mensagens : 57
    Pontos : 131
    Reputação : 0

    (UFMG) Sob pressão do cartel de produtores de petróleo, a OPEP, o preço do produto Empty (UFMG) Sob pressão do cartel de produtores de petróleo, a OPEP, o preço do produto

    Mensagem  Matheus 23 em Ter Ago 28, 2012 4:23 pm

    Sob pressão do cartel de produtores de petróleo, a OPEP, o preço do produto, então baixo e, em termos reais, caindo desde a guerra, mais ou menos quadruplicou em 1973 [...] Na verdade, a gama real de flutuações foi ainda mais sensacional: em 1970 o petróleo era vendido a um preço médio de 2,53 dólares o barril, mas no fim da década de 1980 o barril valia 41 dólares.
    HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. O breve século XX:
    1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 459.

    Considerando-se a chamada Crise do Petróleo de 1973 e seus impactos, é INCORRETO afirmar que

    A) a origem da crise foi o embargo da OPEP à exportação de petróleo, cuja intenção era a de pressionar pela desocupação do Canal de Suez.

    B) essa crise é um dos fatores que explicam a recessão econômica e o aumento do desemprego nos países centrais, em meados da década de 1970.

    C) o incremento nos preços gerou o enriquecimento súbito dos exportadores árabes e o excesso de recursos nas mãos desse grupo resultou no fenômeno dos petrodólares.

    D) os países prejudicados pela encarecimento do petróleo responderam com várias medidas, que abrangeram do racionamento de combustíveis à pesquisa de fontes energéticas alternativas.

      Data/hora atual: Sex Ago 23, 2019 2:40 am